As distribuições podem ser unimodais com um pico proeminente, bimodais com dois picos proeminentes, ou uniformes sem picos proeminentes. Com mais de dois picos proeminentes uma distribuição é geralmente dita ser multimodal.
Aqui, verei a assimetria (skewness) da minha curva. Se nenhuma assimetria é aparente, então a distribuição é dita ser simétrica (em outras palavras o lado direito da curva é igual ao esquerdo). Em uma distribuição assimétrica à esquerda, a cauda mais longa está à esquerda na extremidade negativa, ou seja, eu tenho alguns valores extremos menores/negativos. E em uma distribuição assimétrica direita é o contrário, a cauda mais longa está à direita, a extremidade positiva.
Para tornar os histogramas comparáveis entre amostras de diferentes tamanhos de amostra podemos em vez de apresentar o número absoluto observado no eixo y, podemos, em vez disso, apresentar a proporção relativa, que no nosso exemplo é a percentagem de homens, como visto na figura abaixo abaixo.
Por outro lado, podemos exagerar na outra direção e fazer as caixas realmente pequenas. Neste caso, eu fiz o histograma com caixas de um milímetro de mercúrio de largura, e ainda vemos algo parecido com o que vimos quando tínhamos caixas de 10 milímetros de mercúrio de largura, mas talvez com mais detalhes do que é necessário pelo menos para esta amostra única! Podendo, então, prejudicar a nossa análise.
Agora, você deve estar se perguntando, como eu calculo a quantidade de “caixas” no histograma e suas larguras? Bem, essa parte é fácil. Em teoria, o número de classes seria a raiz quadrada no número de observações. Outro método utilizado é a regra Sturges, onde k = 1 + 3,322 * log 10 (N), sendo k o número de classes, N o número total de observações na amostra e Log é o logaritmo comum da base 10.
Já para saber a amplitude, basta calcular o valor máximo menos o valor mínimo e dividir pelo número de classes. Você pode usar desta forma, mas a ideia é que sejam exemplos menos “teóricos” e mais aplicados à vida real. Depende do seu problema ou interesse. Pode ser que para sua pergunta de pesquisa seja mais interessante colocar de 5 em 5 mmHg do que 10 em 10 mmHg.
Pronto, agora você nunca mais esquece como ler um histograma. Espero ter ajudado! Leia também nosso texto sobre p-valor.
© 2021 Prof. Fernanda Maciel
contato@proffernandamaciel.com