Teste z e teste t

Quando usar cada teste estatístico?
Neste texto eu vou comparar alguns usos e fórmulas do teste z e teste t. Vamos comigo?

Teste Z

A princípio, o teste z é usado para testar a proporção da população ou a média da população quando se sabe o desvio padrão da população. Porém, caso não exista a informação do desvio padrão da população, esse teste não poderá ser aplicado para testar a média.

Por exemplo, para testarmos uma única média, a gente calcula o z-score através da seguinte fórmula:

teste z
x = média da amostra
μ= média da população
σ / √n= erro padrão da população

Teste T

Por outro lado, o teste t é usado quando não sabemos o desvio padrão da população. Logo, quando não temos o desvio padrão da população, usamos o desvio padrão da amostra (é o mais próximo que temos).
Normalmente, esse é o caso mais comum. Ao coletar uma amostra, não sabemos qual é o desvio padrão. Então, usamos a média da amostra e o desvio padrão da amostra.
Além disso, o teste t também é usado em testes que comparam médias de duas amostras!

O cálculo da estatística t é bem similar ao cálculo da estatística z. Para isso, calculamos a média da amostra menos a média da população, só que neste caso, dividimos pelo erro padrão da amostra.

Na fórmula, ao invés do sigma a gente tem o s porque o sigma é o desvio padrão da população – e como neste caso a gente não sabe, usamos o desvio padrão da amostra, que é representado pelo s.
t-score
x = média da amostra
μ= média da população
s / √n= erro padrão da amostra
Em síntese, espero que esse resuminho ajude a dar uma clareada para quem é estudante ou para quem quer relembrar os conceitos. Você já conhecia esses testes estatísticos? Deixe aqui abaixo suas dúvidas e comentários.

No meu Curso de Estatística eu ensino como aplicar estatística com autonomia e ser um profissional mais qualificado. Caso queira saber os detalhes do conteúdo do curso, basta clicar aqui.

Prof. Fernanda Maciel

Prof. Fernanda Maciel

Professora de Business Analytics na California State University

Pesquise o assunto desejado em estatística no campo abaixo
Inscreva-se na lista de e-mails da Prof. Fernanda Maciel e receba os próximos textos do blog.

© 2021 Prof. Fernanda Maciel

contato@proffernandamaciel.com