Teste z e teste t

Quando usar cada teste estatístico?
Neste texto eu vou comparar alguns usos e fórmulas do teste z e teste t. Vamos comigo?

Teste Z

A princípio, o teste z é usado para testar a proporção da população ou a média da população quando se sabe o desvio padrão da população. Porém, caso não exista a informação do desvio padrão da população, esse teste não poderá ser aplicado para testar a média.

Por exemplo, para testarmos uma única média, a gente calcula o z-score através da seguinte fórmula:

teste z
x = média da amostra
μ= média da população
σ / √n= erro padrão da população

Teste T

Por outro lado, o teste t é usado quando não sabemos o desvio padrão da população. Logo, quando não temos o desvio padrão da população, usamos o desvio padrão da amostra (é o mais próximo que temos).
Normalmente, esse é o caso mais comum. Ao coletar uma amostra, não sabemos qual é o desvio padrão. Então, usamos a média da amostra e o desvio padrão da amostra.
Além disso, o teste t também é usado em testes que comparam médias de duas amostras!

O cálculo da estatística t é bem similar ao cálculo da estatística z. Para isso, calculamos a média da amostra menos a média da população, só que neste caso, dividimos pelo erro padrão da amostra.

Na fórmula, ao invés do sigma a gente tem o s porque o sigma é o desvio padrão da população – e como neste caso a gente não sabe, usamos o desvio padrão da amostra, que é representado pelo s.
t-score
x = média da amostra
μ= média da população
s / √n= erro padrão da amostra
Em síntese, espero que esse resuminho ajude a dar uma clareada para quem é estudante ou para quem quer relembrar os conceitos. Você já conhecia esses testes estatísticos? Deixe aqui abaixo suas dúvidas e comentários.

No meu Curso de Estatística: Introdução à Estatística Aplicada eu ensino como aplicar estatística com autonomia, ser um profissional qualificado e concluir seu primeiro projeto em 8 semanas. Caso queira saber os detalhes do conteúdo do curso, basta clicar aqui.

Prof. Fernanda Maciel

Prof. Fernanda Maciel

Professora de Business Analytics na California State University

Inscreva-se na lista de e-mails da Prof. Fernanda Maciel e receba os próximos textos do blog.
Inscreva-se na lista de e-mails da Prof. Fernanda Maciel e receba os próximos textos do blog.

© 2021 Prof. Fernanda Maciel

contato@proffernandamaciel.com