Análise de Dados no Excel

Aula 4

Neste post eu mostro como fazer uma Análise de dados de regressão no Excel.

Considerações importantes:

1) Para a análise de hoje, utilizaremos uma base de dados chamada Salario. O arquivo com os dados está disponível aqui.

2) Também é necessário que você já tenha instalado no seu excel um suplemento chamado “análise de dados”, que ensinamos como obter no 1º post da série “Análise de Dados no Excel”. Caso você ainda não tenha instalado, veja como fazer aqui: Análise de dados no Excel – Aula 1

Regressão no Excel:

Na base de dados que estamos trabalhando hoje, podemos observar três colunas: na primeira temos “professor”, na segunda “salário” e na terceira “anos de experiência”. Ou seja, para cada professor nós temos o salário e os anos de experiência que ele tem na profissão.

Observação: Esses salários estão em milhares de reais, então 7,5 seria 7.500 reais por mês, por exemplo.

Figura 1

A regressão pode ser usada de várias maneiras, mas no problema de hoje nós vamos achar a equação na qual você consegue estimar o salário de um professor dado os anos de experiência que ele tem.

Vamos iniciar no botão “Análise de Dados” e selecionar “Regressão”.

Figura 2

  • Intervalo Y de entrada: na regressão, o Y é a variável que você está estimando, neste caso é o salário. Então, selecionamos o intervalo da coluna “salário”;
  • Intervalo X de entrada: Na regressão, sempre temos um “Y” e um ou vários “X”, no caso de hoje é uma regressão linear simples, ou seja, só tem uma variável X. Então, selecionamos o intervalo da coluna “anos de experiência”;
  • Rótulo: selecionamos os rótulos, pois há títulos nas colunas;
  • Intervalo de saída: selecionamos uma célula vazia, onde aparecerá os resultados.
Figura 3

Pronto! Aparecerá o famoso output, que é o resultado da análise de regressão. Em qualquer lugar que você realizar essa análise, seja no Excel, SPSS, Stata, R, Python, você vai ter as mesmas tabelas no resultado:

  • uma tabela mostrando as estatísticas da análise;
  • uma tabela ANOVA;
  • uma tabela com o resultado da regressão.

Todas elas são importantes e dão informações diferentes sobre os seus dados.

Figura 4

Observação: antes de fazer qualquer análise de regressão, é necessário realizar alguns testes para ver se os nossos dados são apropriados para a regressão. Você não pode analisar dados aleatórios, existe um método de fazer isso. No post de hoje nós não vamos fazer os testes, nós só vamos demonstrar uma aplicação prática no Excel, de como achar a equação da regressão.

Então, vamos olhar direto para os coeficientes, pois o nosso propósito é montar uma equação para poder estimar qual seria o salário de um professor dado os anos de experiência. E essa equação é dada somente nos coeficientes (grifado de amarelo na figura abaixo):

Figura 5

Antes disso, vamos analisar o p-valor (já falamos sobre isso no post anterior, caso não tenha visto clique aqui).
Para o p-valor ser significante, deve ter um valor abaixo de 5% (não é uma regra, mas é o valor usado na maioria das vezes e o que iremos usar aqui).
No post anterior eu também expliquei o “E”: o Excel não dá o 10 elevado à potência de. Então o p-valor dos anos de experiência, por exemplo, é 2,19*10^-8. Por ser um valor muito pequeno significa que essa variável é significante.

A partir do momento que analisamos o p-valor e verificamos que a sua variável é significante então vamos prosseguir e colocar na equação.
A equação da regressão fica assim: Salário = 5,43 + 0,127*Anos de experiência

Analisando o resultado:

A partir dessa equação, podemos fazer algumas estimações.
Como exemplo, vamos supor que todos esses dados sejam coletados de uma única fonte, supondo que todos esses professores com esses salários e anos de experiência trabalhem em uma mesma universidade.
Quanto será que ganha um professor que tem 10 anos de experiência? Podemos estimar o salário = 5,43 + 0,127*10, ou seja, o salário estimado de um professor que tem 10 anos de experiência nessa faculdade é de 6,700 reais ao mês, em média.

E aí, gostou? É assim que você faz uma análise de regressão no Excel, encontrando a equação e interpretando o que está estimando.

Me diga o que achou nos comentários!

Na próxima aula, vamos aprender a fazer Análise de Regressão Variáveis Dummies no Excel. Até lá!

Prof. Fernanda Maciel

Prof. Fernanda Maciel

Professora de Business Analytics na California State University

Inscreva-se na lista de e-mails da Prof. Fernanda Maciel e receba os próximos textos do blog.

© 2021 Prof. Fernanda Maciel

contato@proffernandamaciel.com