Business Analytics é um conceito que se refere à estatística aplicada a negócios. Neste artigo você verá onde e como se aplica o Business Analytics, como se destacar nesta área, bem como os tipos de análises, ferramentas e processos analíticos.
Aplicar estatística a negócios é utilizar a base de dados deste business para:
Para trabalhar com Business Analytics é importante ter conhecimento em 3 áreas: Estatística + Negócios + Computação.
A pirâmide da sabedoria é uma hierarquia que pode ser aplicada em diversas áreas. Trazendo ela para o Business Analytics, podemos dizer que é você saber usar os dados com sabedoria.
Para ler a pirâmide, começamos na sua base e vamos subindo. Então seria assim:
Veja abaixo alguns exemplos de aplicação:
Entenda porque uma empresa usa ou deveria utilizar o Business Analytics:
Analisando dados de um banco, podemos:
O mercado de Business Analytics é extremamente promissor. Os principais motivos para você entrar nesta área são:
Para aplicar o Business Analytics é necessário começar entendendo sobre o negócio:
Comece com o problema que você quer resolver.
Hoje em dia, além das habilidades técnicas, as empresas estão cada vez mais buscando pessoas que possuam habilidades comportamentais.
A habilidade comportamental (soft skills) desenvolvida é fundamental para complementar a habilidade técnica e você se aprimorar enquanto profissional.
Como Professora de Estatística Aplicada, eu gosto de trazer exemplos práticos dos conceitos que eu trago. Então para você entender a importância das Soft Skills e como aplicar ela em sua vida eu vou compartilhar com você um pouco da minha história.
Quando eu era criança e adolescente, era muito tímida. Eu adorava matemática na escola, mas nem cogitei a possibilidade de cursar matemática na faculdade porque eu achava que só poderia ser professora e eu nunca conseguiria falar na frente das pessoas. Foi então que eu soube que existia um curso de estatística e que eu poderia trabalhar em uma empresa ao me formar.
Acontece que mesmo trabalhando em uma empresa, não escapei de ter que enfrentar minha timidez.
Não me contaram na escola, muito menos na faculdade, sobre outras habilidades necessárias para ser bem sucedido.
A curiosidade precisa estar presente ao -namorar- os dados, por exemplo. Se você não sabe o que eu estou falando, clique aqui.
Pode ser que, assim como eu, você pense que não consegue se apresentar, se comunicar direito, que não “nasceu com esse dom”.
Mas eu tenho uma notícia para te dar: Todas essas habilidades podem ser treinadas. Busque técnicas, vídeos e livros que te ensinem também o desenvolvimento dessas habilidades.
A primeira vez que eu tive que me apresentar, foi horrível. Mesmo treinando, não adiantou. Eu tremia, suava frio e quase tive dor de barriga.
Eu segui uma técnica de apresentação que foi me filmar apresentando, para que depois eu assistisse como meu expectador me assistia. Na época não existia smartphone. Eu tinha aquela câmera digital prateada (quem é dessa época?), colocava no móvel e me filmava sem nem conseguir me ver enquanto falava.
Ao assistir a filmagem, sentia vergonha alheia de mim mesma. Tudo estava ruim. Às vezes parecia que eu era um robô e às vezes parecia que eu ia voar de tanto mexer. Mas com isso, eu aprendi a ficar consciente enquanto apresentava, e a cada treino alguma coisa melhorava.
Foi através da repetição e determinação que hoje eu sou capaz de falar em público, me apresentar e gravar vídeos, ensinando para milhares de pessoas.
Treine, se filme, assista, seja crítico e faça melhor. Não desista! Você pode aprender tudo com prática. O sucesso é consequência.
O Business Analytics engloba todas as áreas que você usa na sua empresa. Algumas ferramentas importantes que toda empresa usa:
Abaixo segue os passos de como a parte analítica do business funciona:
1) Definir os Objetivos: o que você quer solucionar / pesquisar?
2) Coletar os dados: quando a empresa ainda não têm os dados, é preciso entrar em ação para começar a coletar.
3) Explorar os dados: “namore” os dados, observe bem cada informação coletada.
4) Preparar os dados: Geralmente é a parte que demanda mais tempo, você precisa fazer uma “limpeza” destes dados.
5) Analisar os dados: Aplique a análise necessária para seu objetivo.
6) Apresentar os dados: É necessário “traduzir” resultado do “estatistiquês” para o “português”, para que o resultado se torne compreensível ao dono do negócio e equipe.
ETAPAS DE UM PROJETO
Introdução: Resumo do projeto, incluindo o problema, os tipos de dados usados e o “highlight” da solução. (ponto chave)
Dados: Detalhe sobre os dados, variáveis e termos técnicos, passos tomados na preparação dos dados, incluindo observações falantes ou anormalidades.
Análise: O processo construtivo por trás da análise, visualização de dados, métodos, resultados interessantes ou significantes ao projeto.
Resultados e conclusão: Resumir os resultados e sua recomendação para tomada de decisão.
No meu Curso de Estatística eu ensino como aplicar estatística com autonomia e ser um profissional mais qualificado. Caso queira saber os detalhes do conteúdo do curso, basta clicar aqui.
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