A frequência de uma variável mede o volume da ocorrência dessa variável, ou seja, quantas vezes ela ocorreu em um experimento e é muito importante para se observar o seu comportamento.
Cada tipo de Distribuição possui sua própria notação, e podem ser lidas conforme a orientação abaixo:
ni: Frequência Absoluta
Ni: Frequência Absoluta Acumulada
fi: Frequência Relativa
Fi: Frequência Relativa Acumulada
100.fi: Frequência Relativa em percentual
E para isso coletou os dados de um time de 20 funcionários como amostra, organizou em um rol e tomou a seguinte classificação considerando o volume de cada classe:
De 16 a 30 anos: Jovem
DE 31 a 45 anos: Madura
De 46 a 60 anos: Sênior
Rol = {17,19,20,20,27,29,29,31,31,31,38,39,43,47,51,55,55,57,59,60}
A tabela de Distribuição de Frequências ficará como abaixo:
Classes | ni | Ni | fi | Fi | 100.fi |
16 – 30 | 7 | 7 | 0,35 | 0,35 | 35% |
31 – 45 | 6 | 6 + 7 = 13 | 0,30 | 0,30 + 0,35 = 0,65 | 30% |
46 – 60 | 7 | 6 + 7 + 7 = 20 | 0,35 | 0,30 + 0,35 + 0,35 = 1 | 35% |
E a partir disso é possível responder o questionamento levantado pelo RH, que como observado, em sua maioria temos funcionários jovens e seniores.
Proposta de exercício:
Deixo abaixo um exercício para te ajudar a fixar seu aprendizado sobre Distribuição de Frequências:
Um pequeno colégio está realizando uma pesquisa sobre número de alunos que se interessam pelas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas, a fim de promover palestras de temas do interesse dos alunos, e para isso tomou como amostra um grupo de 10 alunos escolhidos de maneira aleatória.
João | Biológicas |
Lucia | Exatas |
Ana | Exatas |
Laura | Humanas |
Davi | Biológicas |
Lucas | Humanas |
Eduardo | Biológicas |
Vitória | Biológicas |
Amanda | Humanas |
Pedro | Exatas |
Realize a montagem da tabela de distribuição de frequências com os dados obtidos na pesquisa.
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Você já organizou os seus dados dessa forma?
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