Distribuição de Frequências

A frequência de uma variável mede o volume da ocorrência dessa variável, ou seja, quantas vezes ela ocorreu em um experimento e é muito importante para se observar o seu comportamento.

De que forma é feito uma Distribuição de Frequências?

A Distribuição de Frequências pode ser feita conforme abaixo:

    • Frequência Absoluta: É caracterizada pela contagem da ocorrência da variável.
    • Frequência Absoluta Acumulada: É a soma das frequências absolutas conforme a sequência das linhas da tabela.
    • Frequência Relativa: É a proporção do volume da ocorrência da variável com relação ao total, podendo ser representada por uma fração ou percentual.
    • Frequência Relativa Acumulada: É a soma das frequências relativas conforme a sequência das linhas da tabela.

Por que a Distribuição de Frequências é importante e quando utilizar cada uma delas:

A Distribuição de Frequências é importante para organização dos dados e observação do comportamento das variáveis, facilitando assim o processo de análise, sendo base para as representações gráficas.

O tipo de distribuição que será utilizada pode variar de acordo com a intenção da análise dos dados, as frequências absolutas são úteis para agrupar dados e assim facilitar na sua contagem, já a frequência relativa é excelente para fins de comparação, pois é vista como a proporção que a quantidade absoluta representa no total.

Por exemplo, se temos a intenção de analisar em duas empresas a representatividade de mulheres e fazer uma comparação, e eu te disser que na empresa A temos 120 mulheres e na empresa B temos 400, você facilmente me diria que na empresa B a representatividade de mulheres é maior.
Porém, se levar em consideração que na empresa A temos um total de 340 funcionários e que na empresa B 1500 funcionários, a afirmativa se mantém a mesma?

A resposta é não, porque na empresa A as mulheres representam aproximadamente 35% dos funcionários e na empresa B, representam 26%.

Como montar uma Distribuição de Frequências:

A Distribuição de Frequências pode ser usualmente apresentada em formato de tabela, onde se encontra uma coluna com as classes de uma variável, e as demais colunas com as distribuições desejadas.

Cada tipo de Distribuição possui sua própria notação, e podem ser lidas conforme a orientação abaixo:

ni: Frequência Absoluta

Ni: Frequência Absoluta Acumulada

fi: Frequência Relativa

Fi: Frequência Relativa Acumulada

100.fi: Frequência Relativa em percentual

Exemplo da Distribuição de Frequências na Prática:

O RH de uma empresa está realizando uma análise para saber se o seu time é considerado jovem, maduro ou sênior.

E para isso coletou os dados de um time de 20 funcionários como amostra, organizou em um rol e tomou a seguinte classificação considerando o volume de cada classe:


De 16 a 30 anos: Jovem

DE 31 a 45 anos: Madura

De 46 a 60 anos: Sênior

Rol = {17,19,20,20,27,29,29,31,31,31,38,39,43,47,51,55,55,57,59,60} 

A tabela de Distribuição de Frequências ficará como abaixo:

Classes

ni

Ni

fi

Fi

100.fi

16 – 30

7

7

0,35

0,35

35%

31 – 45

6

6 + 7 = 13

0,30

0,30 + 0,35 = 0,65

30%

46 – 60

7

6 + 7 + 7 = 20

0,35

0,30 + 0,35 + 0,35 = 1

35%

E a partir disso é possível responder o questionamento levantado pelo RH, que como observado, em sua maioria temos funcionários jovens e seniores.

Proposta de exercício:

Deixo abaixo um exercício para te ajudar a fixar seu aprendizado sobre Distribuição de Frequências:

Um pequeno colégio está realizando uma pesquisa sobre número de alunos que se interessam pelas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas, a fim de promover palestras de temas do interesse dos alunos, e para isso tomou como amostra um grupo de 10 alunos escolhidos de maneira aleatória.

João

Biológicas

Lucia

Exatas

Ana

Exatas

Laura

Humanas

Davi

Biológicas

Lucas

Humanas

Eduardo

Biológicas

Vitória

Biológicas

Amanda

Humanas

Pedro

Exatas

Realize a montagem da tabela de distribuição de frequências com os dados obtidos na pesquisa.

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Você já organizou os seus dados dessa forma?

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Referência:

Prof. Fernanda Maciel

Prof. Fernanda Maciel

Professora de Business Analytics na California State University

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