Você também vai sair ao final da leitura com bastante vontade de se desenvolver em R, pois vai ser um diferencial na sua vida profissional.
O R é uma linguagem de programação open source, ou seja, possui o código aberto onde qualquer pessoa que possuir conhecimentos de programação pode colaborar com a linguagem. Foi criada no ano de 1993 por dois estatísticos: o Ross Ihaka e o Robert Gentleman. Já deu para perceber o porquê deles terem chamado de R, né? 🙂
O R vem sendo bastante utilizado tanto no meio profissional como acadêmico desde os anos 2000, com uma alta nos últimos anos devido a sua comunidade que é bastante ativa.
Uma coisa é certa, se você tem alguma dúvida em R outra pessoa já teve essa mesma dúvida antes e ela foi respondida em alguma das comunidades do R. Seja no stackoverflow, ou nas iniciativas de R-Ladies que existem no Brasil e no mundo que sempre contam com materiais de fácil acesso.
Abaixo temos um exemplo de uma busca no Linkedin feita no dia 23/06/22 por vagas que um dos requisitos é saber R básico, intermediário ou avançado. Podemos observar que há uma boa procura por profissionais que dominem essa área, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. As vagas são relacionadas a cientistas de dados, estágios em estatísticas, bioinformática que saiba estatística, analista de dados. É bastante variado os profissionais, mas o que todos têm em comum é saber fazer estatística em R.
Depois que baixar o programa, agora é só instalar seguindo os passos que o instalador vai mostrar, executando o programa baixado, escolhendo o idioma e aderindo a licença do software. E por fim, você precisa inserir suas amostras no programa e realizar os comandos necessários para obter seu resultado estatístico.
mean(iris$Sepal.Length, na.rm = T)
[1] 5.843333
Podemos verificar se há alguma presença de outliers através da visualização do boxplot.
boxplot(iris$Sepal.Length~iris$Species)
Nesse caso, o R vai nos retornar um plot (gráfico).
Além disso, também podemos verificar a distribuição de valores por classe. Nesse caso, o código abaixo é referente a espécie versicolor.
irisVer <- subset(iris, Species == “versicolor”)
boxplot(irisVer[,1:4], main=”Versicolor”,ylim = c(0,8),las=2)
Viu como com uma ou duas linhas de códigos conseguimos realizar uma análise estatística no R?
No meu Curso de Estatística eu ensino como aplicar estatística com autonomia e ser um profissional mais qualificado. Caso queira saber os detalhes do conteúdo do curso, basta clicar aqui.
Me conta aqui nos comentários se você já usou o R em alguma análise estatística e o que você achou?
© 2021 Prof. Fernanda Maciel
contato@proffernandamaciel.com